Exercício físico versus flacidez dos seios… Mais vale prevenir!

Fazer exercício físico faz bem à saúde, disso ninguém duvida. Mas nós mulheres, temos que  estar cientes de que a falta de um soutien e/ou top adequado(s) pode provocar desconforto, dor e pior, provocar lesões, flacidez e possível deformação… E sabiam que apenas 10% a 15% das mulheres protege devidamente os seios quando pratica exercício físico? As restantes 90% usam soutiens convencionais e/ou tops que não proporcionam a proteção necessária. E se é uma realidade que a corrida está na moda, a preocupação com a flacidez daí resultante deve estar na ordem do dia das mulheres que praticam esta atividade.

Isto significa que, devemos esquecer os tops apenas bonitinhos e/ou baratos que se dizem adequados para a prática de desporto e saber como escolher! Se quisermos preservar uns seios bonitos, não podemos descurar a sua proteção enquanto praticamos desporto.

Jenny White, médica e investigadora do grupo de saúde mamária da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), estudou o impacto do exercício físico nos seios das mulheres e deixa um alerta. Muitas pessoas acham que quando se pratica desporto, especialmente quando se corre, o movimento dos seios é maioritariamente vertical – ‘para cima e para baixo’ – mas a médica garante que é muito mais do que isso.
Este grupo analisou e filmou várias mulheres a correrem com diferentes tipos de soutiens e até sem soutien para perceber o que acontece.
“Descobrimos que apenas 50% do movimento é vertical. Há também bastante movimento lateral – de um lado para o outro – e movimento para a frente e para trás”, afirma a especialista, citada pelo Huffington Post.

“A mama tem um tecido extremamente delicado e não tem músculos para o susterem. Ou seja, se continuar a esticar o tecido, com o tempo pode levar a que fique descaído permanentemente”.
Fonte: Aqui

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Escolher o Soutien ou top mais adequado para a pratica de Desporto:

1ª questão – Soutien ou Top?
O soutien é ideal para peitos mais avantajados, devido à sua maior profundidade, diferentes tamanhos e possibilidade de ajuste, garantindo uma maior adaptação ao peito. São ainda os mais indicados para atividades de maior impacto, como a corrida.
Os Tops são mais apropriados para peitos pequenos ou médios.

2ª questão – Escolher o Soutien/Top em função do impacto da atividade física:
A sustentação deve ser tanto mais elevada quanto maior o impacto da atividade física e naturalmente o tamanho da mama. Por isso existem diferentes modelos no mercado que se adaptam às necessidades de cada uma.

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3ªquestão – Quais os aspetos mais importantes no momento da escolha?
Como acontece quando escolhemos um soutien para o dia-a-dia, devemos ter muito cuidado ao escolher o tamanho e infelizmente, uma grande parte de nós mulheres, não sabe escolher o  tamanho mais adequado para si. A copa A,B,C,D,DD está relacionada com a profundidade, ou seja, o tamanho da mama. O numero que se segue está relacionado com a medida total da zona do peito, que inclui costas. Todo o espaço da copa deve ficar confortavelmente preenchido, sem deixar espaços livres mas sem apertar. As alças deverão ser ajustáveis e os aros e/ou costuras não devem causar qualquer desconforto. Soutiens que causem desconforto, e/ou que que deixem marcas no peito, não são certamente adequados.
Podem sempre verificar o tamanho certo aqui.

Cuidados especiais na escolha de soutiens/tops para a prática de desporto:
Depois de escolher o tamanho adequado, vamos ao resto.
Para uma boa sustentação e conforto, as alças devem ser largas, devemos evitar aros, costuras e optar por tecidos com elevada sustentação (elasticidade reduzida), leves, suaves e  respiráveis. Para uma maior liberdade de movimentos, ao nível de braços e ombros, os ideias são os modelos de alças ajustáveis ou cruzadas atrás. Ah, e esqueçamos os tops que “espalmam” os seios.
Para atividades de maior impacto, o soutien (ou top) tem que ter apoio lateral para garantir a sustentação dos seios em todas as direções.

Modalidades de alto impacto:
Modalidades de alto impacto, como a corrida,ou equitação, necessitam de um suporte máximo, com copas bastante estruturadas, reforços laterais e alças largas. O objetivo passa por reduzir ao máximo o impacto, minimizando os movimentos do peito.

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Modalidades Impacto Moderado:
Modalidades com impacto moderado, como pilates ou musculação, pedem soutiens/tops altamente confortáveis, que permitam a liberdade de movimentos, sem esquecer o suporte (inclusive o lateral).

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Modalidades com pouco impacto:
Modalidades de baixo impacto, como yoga para iniciantes, permitem tops mais leves, confortáveis, onde a sustentação deve ser apenas a necessária. Mulheres com peito mais descaído devem continuar a apostar em soutiens com suporte moderado a máximo (em todas as modalidades com impacto).

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4ª questão – Onde comprar?
Sugiro que adquiram os soutiens/tops em lojas de desporto. Se temos tanto cuidado a escolher as sapatilhas mais adequadas à atividade que queremos praticar, não deveríamos ter  redobrado cuidado quando está em causa a saúde e estética do nosso peito?
Lojas como a Nike, Adidas e Sportzone são apenas alguns exemplos.

Imagens retiradas da net e página oficial da Nike

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