Peles com Acne (ou tendência Acneica) na idade Adulta. Quais os ingredientes a evitar nos produtos cosméticos, e quais os mais desejáveis.

Olá Vaidosas (e Vaidosos ;-)). Uma pele com acne é um problema que ultrapassa a questão estética. As dores, comichão e sensibilidade são uma realidade que afectam o dia-a-dia de quem sofre deste mal. Sei bem do que falo pois já sofri muito, e nada me impede de voltar a sofrer, deste problema. São várias as mulheres que continuam a tomar a pílula (em detrimento de outros métodos Anticoncepcionais) por causa dos efeitos benéficos que a mesma tem na Acne. Pois é, até aí tudo muito bem, não fossem os efeitos secundários das pílulas (em algumas mulheres) que devem ser contrabalançados. Vai daí, pareceu-me importante escrever um post inteiramente dedicado a quem sofre deste pesadelo.

A Acne resulta de uma alteração da pele ao nível dos folículos quando se acumulam células mortas e oleosidade em excesso. Esta mistura permite à bactéria Propionibacterium acnes (a má da fita) alojar-se no interior dos poros e proliferar. Instalada nos poros, a bactéria vai levar a um processo inflamatório devido à produção de químicos e enzimas que o nosso organismo vai tentar combater (é aqui que surge a inflamação). Tratando-se de uma inflamação, é importante lembrar que todos os produtos que diminuam a inflamação vão ajudar a tratar a acne e que o inverso também é verdade – alguns produtos poderão piorar a inflamação e consequentemente a acne. Depois de iniciado o processo inflamatório, se não for travado, a inflamação alastra para as células e surgem as borbulhas e pontos negros. Podem ser várias as causas que contribuem para o aparecimento da acne: Factores hormonais, Stress, má alimentação e aplicação de Produtos não indicados para o nosso tipo de pele. Felizmente, existem hoje em dia diversas opções  cosméticas anti-acne para os diferentes tipos de pele. Uma coisa é certa, óleos (e outros ingredientes mencionados adiante) são de evitar em qualquer uma das escolhas.Como sabem, tenho andado a pesquisar alguns dos ingredientes mais usados na cosmética e no caso da acne, verifiquei que várias formulações específicas para este problema contêm ingredientes que podem agravar o problema (através do agravamento da inflamação). Peles com acne são extremamente sensíveis, graças à mencionada inflamação e portanto, qualquer ingrediente que possa irritar ainda mais a pele poderá ser contraproducente (como por exemplo uma grande parte dos alcoois, presentes na maioria dos produtos para este tipo de pele). Não foi portanto difícil de perceber o porquê de alguns produtos de marcas conceituadas (como a Sesderma por exemplo) me tenham piorado o estado da minha pele (nomeadamente das borbulhas) quando os usei no passado. Sentem o mesmo? Então este post é mesmo para vocês! 😉

Pois é! Uma grande dos ingredientes de muitos dos produtos que usamos na pele do rosto não é de todo aconselhável para uma pele com acne. Ingredientes como Camphor, Menthol, Mint, Alcohol, e Phenol são muitas vezes recomendados por supostamente aliviarem a sensação de comichão mas ironicamente, poderão aumentar o processo inflamatório presente numa pele acneica. Isto é, passam a ter o efeito inverso ao pretendido.

Por outro lado, algumas linhas específicas para este tipo de problemas incluem:
-Esfoliantes abrasivos (Tais como os que contêm Aluminum Oxide crystals, Walnut shells, Pumice, entre outros)
-Adstringentes com ingredientes que podem agravar a inflamação da pele (Alcohol e Menthol são os principais a evitar)
-Tónicos irritantes (Com Alcohol e Menthol são os piores da “fita”)
-Máscaras faciais com fragrância de óleos essenciais e/ou Polyvinyl Alcohol
-Alguns Bar soaps e bar cleansers desmaquilhantes (Sabonetes em barra com ingredientes que vão desidratar a pele)

(Source: International Journal of Dermatology, August 2002, pages 494-9; Skin Research and Technology, May 2001, pages 98-104; and Dermatology, March 1997, pages 258–262)

Quais as substâncias que devemos (mesmo!!!) evitar quando escolhemos um produto para peles acneicas (Principalmente quando aparecem nos primeiros 10 ingredientes de um produto). Reparem que algumas delas são naturais, e é importante relembrar que produtos naturais não são necessariamente mais saudáveis/seguros do que os químicos, ok?):

AlcoholEthanol, Denatured alcohol, Ethyl alcohol, Methanol, Isopropyl alcohol, SD alcohol and Benzyl alcohol – Estes tipo de alcool pode secar demasiado a pele e causar irritações. (Exceções: Cetyl alcohol or Stearyl alcohol que podem ser benéficos para a pele)
Ammonia
Arnica (associada a risco de sensibilização da pele)
Balm mint (associado a risco de irritação)
Balsam (Resina gorda. Aumenta o risco de reações alérgicas)
Bentonite (Com efeitos absoventes. Pode secar demasiado a pele se em excesso)
Benzalkonium chloride (em grandes quantidades)
Bergamot (Fragrância. Fotosensibiliante)
Camphor (Efeito frescura. Pode causar irritação, dermatite e danos nas células da pele)
Cinnamon (Antimicrobiano, Antioxidante. Potencial irritante da pele)
Citrus juices and oils (Fragrância e eventualmente antioxidante. Potencialmente irritante)
Clove (substância volátil que pode causar irritação e destruição das células da pele)
Clover blossom (Sensibilizante, nomeadamente fotosensibiliante)
Coriander (Fragrância e Antibacteriano. Potencilamente irritante)
Cornstarch (Absorvente)
Essential Oils
Eucalyptus (Antibacteriano. Potencial irritante da pele)
Eugenol (Fragrância. Toxicidade semelhante à do Phenol. Irritante para a pele)
Fennel (Antioxidante. Pode aumentar a inflamação e sensibilidade)
Fennel oil (fragrância. Pode provocar irritação)
Fir needle (Fragrância. Pode aumentar a irritação)
Fragrance
Geranium (Pretense e Óleo. Antibacteriano e antioxidante potencialmente irritante)
Grapefruit (Potencialmente irritante para a pele)
Horsetail (Antioxidante potencialmente irritante para a pele)
Lavender (Fragrância. Associada a risco de irritação e fotossensibilização da pele)
Lemon (Fragrância. Associado a risco de irritação)
Lemongrass ou Oil of Verbena (Fragrância eficaz como repelente de insetos. Pode aumentar irritação da pele. Extrato – Antibacteriano irritante para a pele)
Lime (Óleo – Fragrância. Associado a um aumento do risco de irritação e Fotosensibilização.)
Linalool (Fragrância. Associada a um aumento do risco de irritação, Fotosensibilização e alergias)
Marjoram (Fragrância. Aumenta o risco de irritação)
Melissa (lemon balm) (Fragrância. Aumenta o risco de irritação)
Menthol, Methyl Acetate, and Methyl PCA (Apesar de proporcionar sensação de frescura na pele, este ingrediente pode piorar o processo inflamatório da Acne)
Mint (Fragrância. Irritante para a pele)
Oak bark (Antibacteriano. Potencialmente irritante para a pele)
Orange (Fragrância. Aumenta o risco de irritação)
Papaya (Esfoliante Leave-on. Pode irritar a pele)
Peppermint (apesar do efeito antimicrobiano, pode irritar e sensibilizar a pele)
Phenol
Sandalwood oil (Fragrância sintética ou natural. Pode aumentar a irritação da pele)
Sodium C14-16 olefin sulfate
Sodium lauryl sulfate (Detergente. Pode irritar a pele)
TEA-lauryl sulfate (Lavante. Pode Sensibilizar a pele)
Thyme (Óleo ou extrato. Apesar das propriedades antioxidantes, está associado a um aumento do risco de irritação da pele)
Wintergreen (Extrato de plantas. Irritante e sensibilizante)
Witch hazel (Apesar das suas propriedades antioxidantes pode irritar a pele)
Ylang-ylang (Sintético ou vegetal. Fragrância/Óleo volátil. Pode causar irritação da pele)

O que devemos então fazer para combater o Acne?
NUNCA ESPREMER BORBULHAS!
Antes de mais, Limpar bem a pele duas vezes ao dia (com produtos suaves e sem exagerar), usar bons produtos hidratantes sem componentes irritantes, com ingredientes antibacterianos e sem os referidos ingredientes (em cima) na sua composição. Usar um bom protetor solar Oil Free e evitar água quente no rosto (optar por água tépida/fria). Desta forma, torna-se mais fácil a produção normal de colagénio que vai ajudar a proteger a pele. Por outro lado, devemos procurar ingredientes que, sem irritar a pele, vão ajudar no processo da inflamação:

Ácidos gordos: Lauric, Oleic, Palmitic (Efeito antibacteriano)
Beta-Hydroxy Acid (BHA ou Ácido Salicílico)
Benzoyl Peroxide (2,5% é a dosagem ideal para desinfetar e reduzir a bactéria responsável pelo acne)
Dapsone
Niacinamide (Derivado da Vitamina B3)
Nicotinic Acid (Derivado da Vitamina B3)
São alguns dos ingredientes que demonstraram benefícios no combate ao acne

Após pesquisar várias marcas e produtos no mercado, encomendei pela net uma linha de produtos Anti-Acne (não disponível em lojas portuguesas), sobre a qual farei post após a sua utilização.

Por fim, atenção à Maquilhagem! A escolha dos produtos deve ter em conta os mesmos critérios de seleção. A base tem que ser (obrigatoriamente!!!) Oil free e pessoalmente prefiro manter-me o mais longe possível de Parabenos e Silicones.

Algumas notas:

No que diz respeito a pele, cada caso é um caso. E o que pode ser bom para uma pele pode não ser para outra pele. Estes posts servem para procurar ajudar mas não podem ser vistos como regra para todas as peles.

Como sempre, estes posts vão sendo actualizados há medida que vou avançando na pesquisa sobre ingredientes. Até lá, espero que este já tenha sido uma boa ajuda para quem sofre deste problema.

Quando os produtos tópicos não são suficientes, deverá consultar-se um dermatologista para ponderar a prescrição de antibióticos ou outros tratamentos.

E porque o descobri cá em casa (esquecido no armário) e pude fazer uma pequena análise, para quem tem uma pele mista sem acne activa (mas propenso a borbulhas ou pontos negros) e procura um hidratante simples (sem efeitos anti aging ou outros) aqui fica uma sugestão de hidratante interessante: Hydra Chrono+ Refreshing Mattifying Fluid, para peles normais e mistas da LIERAC.
Embora este produto possua na sua composição: 4 dos ingredientes não recomendados para peles acneicas (em pequenas quantidades – Recordo que a ordem dos ingredientes é correspondente à quantidade do produto e que devemos prestar particular atenção aos 10 primeiros); Silicones (pois, mas infelizmente estes são muito difíceis de evitar em produtos oil free), e que também não protege dos raios UV (pelo que o uso concomitante de um bom protetor solar é obrigatório), não deixa de ser um produto interessante para quem procura um hidratante leve, sem tratamentos especiais e com uma boa relação qualidade-preço. A sua textura é muito agradável, fácil de espalhar e o aroma é fantástico. Pode ser usado de manhã e/ou à noite.

IMG_2837

Water (Água)Glycerin (Hidratante e reparador de desidratação) – Betaine (Agentes de limpeza da pele) – Héxyldenacol (Álcool gordo Emoliente) – Hexyldecyl Laurate (Emoliente) – Tribehenin (Ácido gordo Hidratante) – PEG-20 Ester (Emoliente e hidratante) – Cyclopentasiloxane (Silicone)Dimethicone (Silicone)Nylon-12 (Absorvente do excesso de óleo da pele) Aluminum Starch Octenylsuccinate – Ophiopogon Japonicus Root Extract – CetylPalmitate – Illicium Verum (Anise) Fruit Extract – Citrus Aurantifolia (Lime) Fruit Extract Ammonium Acryloyldimethyltauratenp Copolymer – Urea, Mica (CI 77019) – Chlorphenesin – Lactobacillus/Water Hyacinth Ferment – Mannitol – Hydrolysed Sweet Almond Protein – Glycine – Barium Sulfate (CI 77120) – Menthoxypropanediol – Sodium pca – Hydrolyzed Wheat Protein – Sodium Hyaluronate – Sodium Lactate Citric Acid – Pentylene Glycol – Propylene Glycol – PPG-1 PEG 9 Lauryl Glycol Ether – Fragrance Phenoxyethanol – Sodium Dehydroacetate – Potassium Sorbate – Alcohol Sodium Salicylate – Sodium Citrate – Ethylhexylglycerin – Tetrasodium Glutamate Diactate – Sodium Benzoate – Sodium Hydroxide – RED 33(CI 17200) – Titanium Dioxide (CI 77891) – Biotin.

IMG_2840

No caso de protetores solares aqui fica uma sugestão sem Silicones nem Parabenos na sua composição e indicado para peles acneicas: Cleanance Solar da Avéne UVA SPF 50+

IMG_2834

IMG_2832

Para o contorno dos olhos, o Superdefense SPF20 da Clinique é uma excelente aposta para peles oleosas e/ou com tendência a acne. Para além da proteção solar, é oil free.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2015 Lara F.

You may also like...

3 Responses

  1. 28 Julho, 2015

    […] que quereria usar. Porquê? Se ficaram curiosa(o)s recomendo que leiam ou releiam o post sobre os ingredientes agressivos usados para o tratamento do acne. Tenho dito maravilhas desta linha, mas como vão ver, não há regra sem exceção e um dos […]

  2. 30 Julho, 2015

    […] seriam estes que quereria usar. Porquê? Se ficaram curiosa(o)s recomendo que leiam ou releiam o post sobre os ingredientes agressivos usados para o tratamento do acne. Tenho dito maravilhas desta linha, mas como vão ver, não há regra sem exceção e um dos […]

  3. 11 Agosto, 2015

    […] Proteção solar para peles com acne […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: Content is protected !!