Tea and Tisanes… What´s the difference?

cha_para_emagrecer_1024x588

É comum confundir-se chás com Infusões, mas tratam-se de produtos diferentes.
As Infusões resultam da mistura de água a ferver com flores, cascas de frutas, folhas ou raízes de plantas e sementes (Camomila,Jasmim,Hortelã,Gengibre,Canela, Cidreira, Tília, Menta, casca de Limão ou laranja, Flor de Laranjeira, Chá de Ervas). Os chás, por seu lado, são todos provenientes das folhas de uma só planta chamada Camellia Sinensis.

Por outras palavras, todo o chá é uma infusão, mas nem toda a infusão é chá.

c50a0d72_b4a9_4133_a759_9d1f08469a57va_rios_produtos_3

As infusões podem ter fins terapêuticos diversos, mas podem também apenas servir para aquecer uma tarde de inverno.
Quanto aos chás puros, muito mais há para dizer, e é sobre isso que vamos falar neste post.

A planta que dá origem ao chá, chama-se Camellia Sinensis – Arbusto sempre verde, cujas folhas, se não forem apanhadas cedo, começam rapidamente a oxidar. A Camellia Sinensis é uma planta rica em principios ativos anti-oxidantes e rica em Vitaminas benéficas. O consumo de chá traz vários benefícios à saúde* mas é importante perceber que também têm contra-indicações, e que devem ser tomados em conta e medida.

Tea 10-20-05 P1014653rs
Existem apenas 4 variedades puras de chás e o que os diferencia, são os diferentes níveis de Oxidação (relacionados com a altura da apanha), os processos de secagem e de fermentação das folhas da Camellia Sinensis.

Chá branco – Maior quantidade de anti-oxidantes

As folhas são apanhadas muito jovens (novos botões que cresceram) e ainda não sofreram efeitos de oxidação. Depois, são apenas cozidas e secas ao natural.

Camellia_sinensis_-_tea_-_from-DC1-1

Este é o chá mais puro e o que contém maior concentração de Catequinas e Polifenóis (40% mais do que os outros chás) e bioflavonóides que são substâncias antioxidantes – ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular e, de acordo com alguns estudos científicos, ajudam a prevenir alguns tipos de cancro. Possuem ainda uma quantidade acentuada de tanino, manganês, potássio, acido fólico e Vitaminas C,K,B1 e B2. Embora com baixo teor de cafeína, este chá não está isento desta substância

Chá Verde – As folhas secam à sombra e posteriormente são submetidas ao aquecimento em fornos apropriados para inativar as enzimas que provocam a oxidação. Este processo mantém os princípios activos da planta e o teor de cafeína não é elevado.

296-12753658249QOC

Oolong – Após a colheita é feita uma secagem rápida após a qual, as folhas são colocadas num tanque para fermentar (durante pouco tempo)

Chá preto – As folhas são submetidas à fermentação total e depois desta são submetidas a nova secagem final. Os princípios ativos são portanto mais reduzidos e os níveis de cafeína, resultante do processo da oxidação, é mais elevado. A intensidade do sabor é também mais pronunciada.

FREE-SHIPPING-9-oz-Anhui-Keemun-Loose-font-b-Leaf-b-font-font-b-Black-b

cha_preto_flu_or

Benefícios dos chás:

*Na globalidade, os chás contribuem para:
-Acelerar o metabolismo e contribuir para a diminuição de peso
-Chá branco e verde (Neutralizar radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento celular)
-Chá branco e verde – Efeito diurético e desintoxicante (diminuição da retenção de líquidos)
-Redução do risco de certo tipos de cancro,
-Redução do colesterol e trigelicerídeos,
-Diminuição de cáries,
-Hidratação do organismo.

beneficios-dos-chas

2010713_dica50-1

Contra-indicações dos chás (habitualmente relacionadas com a ingestão de elevadas quantidades):

-A Teofilina acelera o metabolismo (químico estimulante semelhante à Cafeína), fazendo com que a gordura seja queimada mais depressa, mas pode igualmente provocar distúrbios do sono, insónias e aumento da pressão arterial. Não beber 3 a 4 horas antes de deitar. Não indicado para quem sofre de hipertiroidismo nem hipertensos.
-O Tanino (mais presente no chá branco e verde) é responsável por diminuir a absorção de ferro dos alimentos. Não ingerir às refeições.
-O Fluor (Fluoretos) pode contribuir para a diminuição de cáries mas, em elevadas quantidades, contribui para osteoporose, artrites e problemas renais e no cólon
-Por causa da teína, os chás não são recomendados para quem sofre de gastrites
-A Vitamina K tem interações medicamentosas com anticoagulantes (bloqueia a sua ação).

Nota:
Para além dos chás puros, encontramos nos supermercados chás com aditivos (habitualmente presentes também nas infusões):
-Chá de Jasmim – misturado com flores de Jasmim
-Earl Grey – Mistura de chás pretos com essência de bergamota (Fruto da família dos Cítricos)
-Chás com especiarias – Gengibre, canela, cravo da Índia, etc
-Chá Touareg – Chá verde com Hortelã
-Jagartee – Chá com adição de açúcar

Dose máxima de chá diária:
3 a 4 chávenas (no máximo)

Especial cuidado na toma de chá em:
-Grávidas
-Hipertensos e problemas cardíacos
-Úlceras e problemas de estômago (gastrites)
-Problemas renais
-Contra-indicado em quem toma anti-coagulantes
-Contra-indicado em quem sofre de hipertiroidismo

Como distinguir nas prateleiras do supermercado, chás de infusões?
Basta prestar atenção à embalagem e ler se se trata de um chá (puro ou com aditivos, usados também nas infusões) ou de uma infusão pura. Aqui estão 2 exemplos de embalagens semelhantes mas no primeiro caso, trata-se de Infusões e no segundo caso, trata-se de um chá (preto)

Falamos sempre de chás e infusões sem açúcar ok? 😉

Lipton Pyramid Tea Citrus 450x450_tcm205-363514

lipton-2

Texto revisto pelas Nutricionistas Online, a quem agradeço a colaboração 🙂

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2015 Lara F.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: Content is protected !!